Membros
MEMBROS ATUAIS
Regina Celia Grando – MEN/UFSC
Minha trajetória de pesquisa e de formação em Educação Matemática sempre foi marcada pela colaboração. Nos espaços profissionais aos quais me inseri Unicamp, USF, UFSCar e UFSC sempre tive grandes parceiros de estudos, pesquisas e para a vida, incluindo estudantes da graduação, Pós-graduação, professores universitários e professores da Educação Básica. Desta forma, o GEPPROFEM é mais um desses espaços colaborativos em que saborosamente me envolvo para compartilhar conhecimentos, saberes, desejos, sonhos, utopias, em prol de uma Educação pela Matemática.
Graduado em Licenciatura em Matemática, Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG e Mestre em Educação, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Educação Científica e Tecnológica, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutor pela The State University of New Jersey – Newark/USA. Enquanto professor, atuou nos diversos níveis da Educação Básica, por diversos anos, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. No Ensino Superior atuou como professor da Universidade Federal do Paraná, nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, no curso de Licenciatura em Matemática e na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina, no curso de Pedagogia. Atualmente, é Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC, orientando alunos de mestrado e doutorado. Como pesquisador tem concentrado esforços no campo da Educação Matemática em duas frentes. Uma ligada à utilização de materiais manipulativos no ensino de matemática e outra ligada à Modelagem na Educação Matemática na formação de professores que ensinam Matemática nos mais variados níveis de ensino.
Maria Carolina Machado Magnus – EDC/UFSC
Mãe desde 2025. Licenciada em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011), Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018) e pós-doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Educação do Campo e atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Realiza pesquisas na área de modelagem matemática, saberes locais e educação do campo. É membro do GT10 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática e Educação do Campo (GEPMMEC).
Quando a noite parece eterna e o frio nos quebra a alma. Quando a vida se perde por nada e o futuro não passa de uma promessa. Nos perguntamos: vale a pena? Quando a classe parece morta e a luta é só uma lembrança. Quando os amigos se vão e os abraços se fazem distância. Nos perguntamos: vale a pena? Quando a história se torna farsa e outubro não é mais que um mês. Quando a memória já nos falta e maio se transforma em festa. Nos perguntamos: vale a pena? Mas, quando entre camaradas nos encontramos e ousamos sonhar futuros. Quando a teoria nos aclara a vista e com o povo, ombro a ombro, marchamos. Respondemos: vale a pena viver, quando se é comunista! in: MetAmorFases, Mauro Iasi.
Sou pós-doutora pela Universitat de Barcelona (UB, Espanha), onde também realizei o doutorado em Didática da Matemática, com bolsa CAPES Doutorado Pleno no Exterior. Sou mestra em Ensino de Matemática e licenciada em Matemática pela UFRGS. Dedico minha trajetória à Educação Matemática, com foco na formação de professores, na prática pedagógica e na reflexão sobre a prática como possibilidades para o desenvolvimento profissional docente. Atualmente, coordeno o projeto “Reflexão e Prática Docente: caminhos para o desenvolvimento da formação de professores que ensinam matemática no Brasil” e lidero o LabForMat – Laboratório de Formação Docente e Pesquisa em Educação Matemática, no PPGECT/UFSC, no âmbito do programa Conhecimento Brasil (CNPq). Atuei como pesquisadora e docente na Universitat de Barcelona (2018–2024), na UCSC (Chile, 2022–2023), na UNIR (Espanha, 2022) e na UFSC, campus Blumenau (2025/1). Essas experiências ampliaram meu olhar sobre os processos formativos, fortalecendo meu compromisso com o diálogo internacional e latino-americano na Educação Matemática. Além do GEPPROFEM, integro o ICEM – Grupo de Estudos de Insubordinação Criativa em Educação Matemática e o GPEP – Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática, da UFRN. Também sou membro do Comitê Latino-americano de Matemática Educativa (CLAME) e sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).
Adriana Jungbluth – Rede Municipal Florianópolis
Sou graduada em Matemática, com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2005). Mestra em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), orientada pelo professor Dr. Everaldo Silveira. Desde 2010, professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, lotada na Escola Básica Municipal Osmar Cunha, com regime de Dedicação Exclusiva. Participo de dois grupos de dois grupos de pesquisa que estão me oportunizando muitas aprendizagens: o ICEM (Insubordinações Criativas em Educação Matemática) e o GEPPROFEM (Grupo de Estudos em Processos Formativos de Educação Matemática) coordenados pelos professores Regina Célia Grando e Everaldo Silveira.
Adriano Santos de Mesquita – SED/PA
Professor e Coordenador Pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Pará, sou formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA e, atualmente, Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Araceli Gonçalves – IFC/Camboriú
Apaixonada pela Educação Matemática. Professora do Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, com interesse em Feiras de Matemática e Formação de Professores. Graduada em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007), pós-graduação em Educação Matemática e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática- Regional Santa Catarina no triênio 2018-2020.
Carla Mariana Rocha Brittes da Silva – Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG
Sou graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, 2012), possuo mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (Promestre/UFMG) e faço doutorado no programa de Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Cantarina (PPGECT- UFSC). Atualmente sou professora para educação infantil da Prefeitura de Belo Horizonte e coordenadora pedagógica do Centro Pedagógico Verde Vida LTDA. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, anos iniciais do ensino fundamental, resolução de problemas, habilidades matemáticas, educação infantil, jogos e letramento matemático.
Carla Sofia Dias Brasil – IFC/Sombrio
Minha trajetória como educadora começou cedo, pois venho de uma família de professoras, minha Avó, Mãe e Irmãs mais velhas também foram ou são até hoje professoras. Cursei Magistério no Ensino Médio, e hoje sou pedagoga habilitada para lecionar nas séries iniciais e como supervisora escolar. Atuei como professora no curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da UDESC 2005-2007 e 2011-2015. Hoje trabalho no IFC, como professora no curso de Licenciatura em Matemática, com as disciplinas pedagógicas e estágios. Também coordeno o NUPE, o núcleo Pedagógico e sou responsável pelo Laboratório de Matemática. Trabalho com maior ênfase com processos de aprendizagem em Educação Matemática, em especial com a avaliação e a Educação inclusiva.
Sou Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), atuando como professor de matemática na educação básica e como professor substituto na UFSC Blumenau. Vice-diretor da SBEM Regional de SC (2023-2026). Trabalhei 5 anos como professor na rede estadual e 2 anos como elaborador de material didático para o SENAI. Sou Editor das revistas REVEMAT e RECEM. Pesquiso aprendizagem matemática na perspectiva semiótica, materiais manipulativos e livros didáticos.
Eliandra Moraes Pires – Rede Municipal de Florianópolis
Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) na área de Educação Matemática, na Linha de Formação de Professores. Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC); Especialista em Educação para Diversidade com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos (IFSC); Graduada em Licenciatura em Matemática (UFSC); Atualmente é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação em Florianópolis; Tem experiência na Formação de Professores que Ensinam Matemática na EJA e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Atuou como Formadora Regional no Pacto Nacional pela Idade Certa – PNAIC/SC; Possui experiência em Ensino a Distância, onde já atuou como Tutora no Curso de Licenciatura em Matemática/UFSC e no Curso de Especialização na Cultura Digital Proinfo/UFSC; Atuou como Designer Educacional na produção de material para Cursos em EAD. Tendo, também, experiência como coordenadora de AVEA. Membro do GEPPROFEM- Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática e do ICEM – Grupo de estudos de Insubordinação Criativa em Educação Matemática. São temas de Interesse: Formação de Professores; Educação Matemática; Tendências Metodológicas e Metodologias diferenciadas no Ensino de Matemática; Matemática nos anos Iniciais; Educação de Jovens e Adultos; Materiais Manipulativos e A Perspectiva Crítica.
Renata Cristine Conceição – Rede Municipal de Florianópolis
“Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre”. (Cecília Meireles) Estava pensando no trajeto… no caminho percorrido, escolhido não sei, que me trouxe até aqui, para que eu pudesse de forma resumida apresentar-me. Em poucas palavras é difícil, então escolhi narrar conforme Larrosa (2002), aquilo que nos toca, nos passa e nos transforma. O que me tocou? As pessoas. O que passou? O que foi tocado pelas pessoas e por mim no caminho. O que transformou? Tudo… tudo que foi tocado e o que passou. Porque? Por que afetou… por que afeta. Estar com pessoas, acredito que seja sempre assim. Como diz a poetiza Cecilia Meireles, simplesmente aparecem em nossas vidas, no caminho, e nos marcam para sempre, seja com boas e felizes recordações, seja com amargas e dolorosas lembranças. Assim foi o caminhar na Educação, com pessoas deixando marcas. Esta sou eu, Renata, marcada e tocada por todos que fizeram a caminhada até aqui. Alguns ainda estão, outros encontraram novos caminhos, outros passaram… mas todos deixaram e tocaram. Porque? Acredito que seja assim, tocar e deixar ser tocado, a experiencia nos tocando. Ainda caminho pela Educação, acho que deste nunca vou desviar, minha eterna paixão. Se eu pudesse deixar uma marca? Permita-se!
Roberta Schnorr Buehring – Rede Municipal de Florianópolis
Olá, me chamo Roberta. Sou professora dos anos iniciais da Rede Pública Municipal de Florianópolis (desde 2000), pedagoga (UNISINOS 1999), mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC 2007) e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Meu principal interesse de pesquisa é a Educação Matemática e Educação Estatística na Infância. Participo do Gepprofem desde o seu início e acredito nesse grupo como um tempo e um espaço de colaboração e crescimento de professores pesquisadores em educação matemática.
Silvana Leonora Lehmkuhl Teres – CA/UFSC
Sou professora de Matemática do Colégio de Aplicação/UFSC. Possuo graduação em Matemática e em Pedagogia pela UDESC. Fiz o Mestrado em Educação, na linha de Pesquisa Conhecimento, Cultura e Tecnologia pela UNIVALI/SC. Atualmente sou doutoranda do PPGECT/UFSC e a minha pesquisa está vinculada à linha da Formação de Professores que ensinam matemática. Participo do Grupo de Pesquisa GEPPROFEM e do Grupo de Pesquisa e Estudos ICEM – Insubordinações Criativas em Educação Matemática/UFSC e em conjunto com os Futuros Professores e Professores colaboradores desses dois contextos de formação colaborativos aprendo e desenvolvo pesquisas acerca das seguintes temáticas: Percepção Profissional; Insubordinações Criativas em Educação Matemática; Ensino Exploratório e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico.
![]() |
Regina Celia Grando – MEN/UFSC
Minha trajetória de pesquisa e de formação em Educação Matemática sempre foi marcada pela colaboração. Nos espaços profissionais aos quais me inseri Unicamp, USF, UFSCar e UFSC sempre tive grandes parceiros de estudos, pesquisas e para a vida, incluindo estudantes da graduação, Pós-graduação, professores universitários e professores da Educação Básica. Desta forma, o GEPPROFEM é mais um desses espaços colaborativos em que saborosamente me envolvo para compartilhar conhecimentos, saberes, desejos, sonhos, utopias, em prol de uma Educação pela Matemática. |
![]() |
Everaldo Silveira – MEN/UFSC
Graduado em Licenciatura em Matemática, Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG e Mestre em Educação, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Educação Científica e Tecnológica, na linha Educação Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-Doutor pela The State University of New Jersey – Newark/USA. Enquanto professor, atuou nos diversos níveis da Educação Básica, por diversos anos, nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. No Ensino Superior atuou como professor da Universidade Federal do Paraná, nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, no curso de Licenciatura em Matemática e na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Santa Catarina, no curso de Pedagogia. Atualmente, é Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC, orientando alunos de mestrado e doutorado. Como pesquisador tem concentrado esforços no campo da Educação Matemática em duas frentes. Uma ligada à utilização de materiais manipulativos no ensino de matemática e outra ligada à Modelagem na Educação Matemática na formação de professores que ensinam Matemática nos mais variados níveis de ensino. |
![]() |
Adriana Jungbluth
Sou graduada em Matemática, com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001). Especialista em Educação Matemática pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2005). Mestra em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020), orientada pelo professor Dr. Everaldo Silveira. Desde 2010, professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, lotada na Escola Básica Municipal Osmar Cunha, com regime de Dedicação Exclusiva. Participo de dois grupos de dois grupos de pesquisa que estão me oportunizando muitas aprendizagens: o ICEM (Insubordinações Criativas em Educação Matemática) e o GEPPROFEM (Grupo de Estudos em Processos Formativos de Educação Matemática) coordenados pelos professores Regina Célia Grando e Everaldo Silveira.
|
![]() |
Adriano Santos de Mesquita
Professor e Coordenador Pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Pará, sou formado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e em Licenciatura Plena em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA e, atualmente, Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
![]() |
Araceli Gonçalves
Apaixonada pela Educação Matemática. Professora do Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, com interesse em Feiras de Matemática e Formação de Professores. Graduada em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2007), pós-graduação em Educação Matemática e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática- Regional Santa Catarina no triênio 2018-2020. |
![]() |
Minha trajetória como educadora começou cedo, pois venho de uma família de professoras, minha Avó, Mãe e Irmãs mais velhas também foram ou são até hoje professoras. Cursei Magistério no Ensino Médio, e hoje sou pedagoga habilitada para lecionar nas séries iniciais e como supervisora escolar. Atuei como professora no curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância da UDESC 2005-2007 e 2011-2015. Hoje trabalho no IFC, como professora no curso de Licenciatura em Matemática, com as disciplinas pedagógicas e estágios. Tbem coordeno o NUPE, o núcleo Pedagógico e sou responsável pelo Laboratório de Matemática. Trabalho com maior ênfase com processos de aprendizagem em Educação Matemática, em especial com a avaliação e a Educação inclusiva. |
|
Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) na área de Educação Matemática, na Linha de Formação de Professores. Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC); Especialista em Educação para Diversidade com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos (IFSC); Graduada em Licenciatura em Matemática (UFSC); Atualmente é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação em Florianópolis; Tem experiência na Formação de Professores que Ensinam Matemática na EJA e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Atuou como Formadora Regional no Pacto Nacional pela Idade Certa – PNAIC/SC; Possui experiência em Ensino a Distância, onde já atuou como Tutora no Curso de Licenciatura em Matemática/UFSC e no Curso de Especialização na Cultura Digital Proinfo/UFSC; Atuou como Designer Educacional na produção de material para Cursos em EAD. Tendo, também, experiência como coordenadora de AVEA. Membro do GEPPROFEM- Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática e do ICEM – Grupo de estudos de Insubordinação Criativa em Educação Matemática.São temas de Interesse: Formação de Professores; Educação Matemática; Tendências Metodológicas e Metodologias diferenciadas no Ensino de Matemática; Matemática nos anos Iniciais; Educação de Jovens e Adultos; Materiais Manipulativos e A Perspectiva Crítica.
|
|
![]() |
Professor de Matemática que faz mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, e quer conhecer um pouco mais desse enorme mundo que tem por ai. Dessas inúmeras possibilidades, conheci recentemente, a partir de torneios de robótica, a minha atualmente área de pesquisa: Robótica Educacional no ensino de Matemática. |
|
Quando a noite parece eterna e o frio nos quebra a alma. Quando a vida se perde por nada e o futuro não passa de uma promessa. Nos perguntamos: vale a pena? Quando a classe parece morta e a luta é só uma lembrança. Quando os amigos se vão e os abraços se fazem distância. Nos perguntamos: vale a pena? Quando a história se torna farsa e outubro não é mais que um mês. Quando a memória já nos falta e maio se transforma em festa. Nos perguntamos: vale a pena? Mas, quando entre camaradas nos encontramos e ousamos sonhar futuros. Quando a teoria nos aclara a vista e com o povo, ombro a ombro, marchamos. Respondemos: vale a pena viver, quando se é comunista! in: MetAmorFases, Mauro Iasi. |
|
| |
|
| |
|
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
|
![]() |
“Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre”. (Cecília Meireles) Estava pensando no trajeto… no caminho percorrido, escolhido não sei, que me trouxe até aqui, para que eu pudesse de forma resumida apresentar-me. Em poucas palavras é difícil, então escolhi narrar conforme Larrosa (2002), aquilo que nos toca, nos passa e nos transforma. O que me tocou? As pessoas. O que passou? O que foi tocado pelas pessoas e por mim no caminho. O que transformou? Tudo… tudo que foi tocado e o que passou. Porque? Por que afetou… por que afeta. Estar com pessoas, acredito que seja sempre assim. Como diz a poetiza Cecilia Meireles, simplesmente aparecem em nossas vidas, no caminho, e nos marcam para sempre, seja com boas e felizes recordações, seja com amargas e dolorosas lembranças. Assim foi o caminhar na Educação, com pessoas deixando marcas. Esta sou eu, Renata, marcada e tocada por todos que fizeram a caminhada até aqui. Alguns ainda estão, outros encontraram novos caminhos, outros passaram… mas todos deixaram e tocaram. Porque? Acredito que seja assim, tocar e deixar ser tocado, a experiencia nos tocando. Ainda caminho pela Educação, acho que deste nunca vou desviar, minha eterna paixão. Se eu pudesse deixar uma marca? Permita-se! |
![]() |
Olá, me chamo Roberta. Sou professora dos anos iniciais da Rede Pública Municipal de Florianópolis (desde 2000), pedagoga (UNISINOS 1999), mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC 2007) e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Meu principal interesse de pesquisa é a Educação Matemática e Educação Estatística na Infância. Participo do Gepprofem desde o seu início e acredito nesse grupo como um tempo e um espaço de colaboração e crescimento de professores pesquisadores em educação matemática. |
![]() |
Silvana Leonora Lehmkuhl Teres Sou professora de Matemática do Colégio de Aplicação/UFSC. Possuo graduação em Matemática e em Pedagogia pela UDESC. Fiz o Mestrado em Educação, na linha de Pesquisa Conhecimento, Cultura e Tecnologia pela UNIVALI/SC. Atualmente sou doutoranda do PPGECT/UFSC e a minha pesquisa está vinculada à linha da Formação de Professores que ensinam matemática. Participo do Grupo de Pesquisa GEPPROFEM e do Grupo de Pesquisa e Estudos ICEM – Insubordinações Criativas em Educação Matemática/UFSC e em conjunto com os Futuros Professores e Professores colaboradores desses dois contextos de formação colaborativos aprendo e desenvolvo pesquisas acerca das seguintes temáticas: Percepção Profissional; Insubordinações Criativas em Educação Matemática; Ensino Exploratório e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. |
|
|
|
|
|
|



Everaldo Silveira – MEN/UFSC
Viviane Hummes – PPGECT/UFSC







